Em construção

Em construção

domingo, 13 de maio de 2012

Dia das Mães ...e dos filhos!

DIA DAS MÃES

O dia em que homenageamos nossas queridas e espetaculares mães, afinal todo o dia é dia dela.
A data pede que o dia seja bem especial para todas, quem antes de tudo também são mulheres, trabalhadoras, companheiras, carinhosas, prestativas, cuidadosas e muito e muito mais.
E é claro que não podemos deixar passar em branco esse dia tão especial, podemos comemorar com um simples almoço com a família reunida, com um pequeno presente, ou simplesmente ao lado da mulher mais importante de nossas vidas, mas também é um dia para fazermos uma grande reflexão.

O QUE AS MÃES DEVEM FAZER PARA EVITAR QUE SUAS FILHAS SE TORNEM MÃES ADOLESCENTES.

Explicar para filha a responsabilidade da palavra mãe é um dos primeiros pontos para que seja evitada a gravidez na adolescência.
A gravidez na adolescência significa “uma transição abrupta do papel de mulher ainda em formação para o de mulher-mãe, vivendo uma situação conflitiva e, em grande parte dos casos, penosa”

Hoje, para alguns estudiosos, é vista como um problema social, envolvendo não apenas os adolescentes, mas também as pessoas que fazem parte do seu dia a dia, como pais, amigos, escola, educadores, dentre outros. Muitas vezes observa-se que, ao contrário de uma educação ou orientação sexual sadia que venha a saciar anseios, dúvidas, curiosidades, temos em nossas cotidianas ações que tendem a ser repressiva quanto à sexualidade.
Evidencia-se, então, que o comportamento adolescente, sua sexualidade, está relacionado com a cultura e a sociedade de que ele faz parte e que o nosso adolescente não está recebendo uma educação sexual adequada, com informações que o ajude nos seus conflitos, curiosidades, ansiedades, pensamentos, a fim de prepará-lo para  que tenha uma vida sexual saudável e com responsabilidade. É necessário ajudar os adolescentes através de conhecimentos e condutas concretas, para que amplie sua capacidade de posicionamento e informação frente ao que surge em suas vidas e, de campanhas educacionais nessa área, o que exige seriedade e persistência. Porém, precisa-se, sobretudo, encontrar a linguagem certa para ser eficaz, pois o número de adolescentes grávidas no país está disparando e precisamos apoiar uma política de educação capaz de evitar a gravidez precoce, menos dispendiosa do que prestar atendimento médico a meninas grávidas.

A adolescência é uma fase de transformações na vida de uma pessoa, tanto psicológicas como físicas. É nesse período que ela começa a fazer descoberta e desenvolve a atração pelo sexo oposto. Os primeiros namoros acontecem nessa faixa etária e a maioria já vem acompanhada das relações sexuais.

Apesar das informações serem divulgadas continuamente através dos meios de comunicação, família  e escola, várias adolescentes ficam grávidas e argumentam que desconheciam os perigos. Esse fato causa uma série de modificações na vida da jovem, muitas vezes ela se vê obrigada a abandonar os estudos para cuidar do filho.

A melhor forma de evitar uma gravidez precoce é investindo na prevenção, assim é fundamental que as Mães expliquem para suas filhas usar algum método contraceptivo. A pílula é eficaz para evitar a gravidez, mas não protege o organismo das DSTs, então deve-se usar preservativos .

Por Juçara Silva
Vice-Presidenta
Secretaria Estadual de Mulheres PSB RJ


N.B: "Não podemos esquecer que mães também educam filhos homens e que a gravidez precoce é de fato um problema para ambos, sejam eles, pais e mães adolescentes...  "Filhos homens, não esqueçam suas responsabilidades e nós, mães, não podemos esquecer disso!"


Presidente Secretaria das Mulheres PSB Mangaratiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário